quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Reaproveitar é o caminho # 8 - O que fazer com agendas antigas e falando um pouco sobre vazadores de ilhós


Olá, meus amigos! Tudo bem por aqui?
Bom, estou na minha inatingível organização do atelier... Sim! Inatingível porque eu arrumo, arrumo, arrumo, jogo fora, e parece que tudo continua na mesma quantidade... Sempre falta espaço... Mas uma hora eu termino! Rsrs!
Essa semana, deparei-me com uma agenda antiga, quase intacta! Usei pouquíssimo e ela estava com quase todas as folhas em branco. O que fazer numa situação dessas? Quem me conhece, sabe que eu jamais jogaria uma coisa assim fora... Então ela virou um bloquinho super fofo para minhas anotações! Eu amei, gente! Estou apaixonada por essa estampa do tecido que usei!

Inicialmente, abri e retirei o Wire-o com cuidado para não danificar e poder reutilizá-lo no bloquinho. Refilei todas as folhas, retirando os cabeçalhos com as datas e cobri as capas com tecido de algodão decorado, utilizando técnicas de encadernação. Reaproveitei TUDO: miolo, capa, elástico roliço e, até a correntinha que usei para pendurar a borboleta acrílica foi reaproveitada de outra peça que eu havia desmontado há algum tempo atrás.

Dentro, coloquei um bolsinho de papel na capa e um outro plástico feito a partir de luvas/ protetores para documento. Cortei o plástico no tamanho e fiz os furos para a passagem do espiral. Os furos foram feitos com o vazador rotativo da Toke e Crie.

Agora vamos falar um pouco sobre vazadores de ilhós!

Existem várias ferramentas que permitem refazer os furos da encadernação. Na foto, eu mostro os que eu tenho. Na sequência dos números: 1 - Crop a Dile (Faz furos e fixa ilhoses), 2 - Mini base para fixação de ilhós (É muito importante seu uso, quando você utiliza vazadores, para não danificar sua placa de corte. Na foto, eu mostro como ficou minha mini base antiga. Dura muito, gente! Essa minha velhinha eu ainda uso e ela tem uns 7-8 anos! Rs!), 3 - Kit de vazadores (Usei por muito tempo, mas é ruim porque precisa de um martelinho para fazer os furos e acaba sendo meio barulhento...), 4 - Vazador de ilhós (De loja de tapeceiro e afins, também achado em boas papelarias), 5 - Vazador rotativo (Perfeita! Você aperta contra o papel e a ponta gira, como se fosse um parafuso. Faz um furo sem muito esforço e sem precisar do martelinho! O meu é da Toke e Crie, mas também já vi da Art e Montagem). 
Apesar de ter a crop, para refazer furos eu gosto mais de usar os vazadores porque eu acho que te permite uma maior precisão. E, depois do lançamento do vazador rotativo, dei adeus ao martelinho!

Por hoje, era isso, pessoal!
Tomara que as diquinhas de ferramentas sejam úteis!
E espero que o post estimule vocês a também reaproveitarem agendas e cadernos antigos! O Meio Ambiente agradece muito!
Beijinhos e fiquem com Deus!

Um comentário:

Edilza Teixeira disse...

Amiga tu é prendada mesmo!!! Sua criatividade é sem limites. Amo ver voc|ê explicando sobre utilidades de materiais. Que Deus te abençoe sempre!!!

Beijos

Related Posts with Thumbnails