sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Um pouco sobre Piranhas - AL: Patrimônio Histórico Nacional # 1


Bom dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tudo bem por aqui?

Conforme eu prometi, vou mostrar para vocês um pouquinho da cidade onde me estabeleci!

Piranhas é um município localizado no oeste do estado de Alagoas (sertão alagoano), distante 280 km de Maceió, capital do estado.

Cidade relativamente pequena, com cerca de 23 mil habitantes, tem comércio fraco, com uma economia direcionada basicamente para o turismo (muitos hotéis, pousadas e excelentes restaurantes - além de ser um prato cheio para os amantes de História!) e dependente dos royalties vindos da Chesf (Empresa responsável pela Usina Hidrelétrica do Xingó - estabelecida entre as cidades de Piranhas e Canindé do São Francisco-Se). Trata-se de uma cidade histórica - a única do semiárido nordestino tombada pelo IPHAN - que ficou nacionalmente conhecida depois que as cabeças de Lampião e de mais 8 de seu bando ficaram expostas na escadaria da Prefeitura Municipal, após decapitação.

A Caatinga serpenteada pelo Velho Chico ao fundo

Apesar dos problemas relacionados com a infraestrutura, é uma cidade linda e muito bem cuidada pela prefeitura e pelos moradores.
Dividida em "Piranhas de Baixo" (Centro Histórico) e "Piranhas de Cima" (Centro "comercial"), a cidade desenvolveu-se entre a Caatinga e o majestoso Rio São Francisco - o "Velho Chico". Na parte baixa, você tem a oportunidade de banhar-se numa "praia de rio", além de saborear os pratos típicos da região.

“Piranhas de Cima”

“Piranhas de Baixo”

Um dos pontos para banhar-se no São Francisco. Os pontos são demarcados com boias e vistoriados por salva-vidas porque há lugares em que o Rio pode chegar à 100m de profundidade!

Bom, essa postagem foi só para vocês terem uma vaga noção sobre a cidade! Nos próximos posts, eu entrarei nos detalhes! Rsrs!

Espero que vocês tenham ficado com gostinho de quero mais! Rsrs!

Beijinhos, amores! Até a próxima!

8 comentários:

Edilza Teixeira Scrap e Artes disse...

Oi Marcela !!!

Tenho certeza que a cidade de Piranhas chegou uma ilustre moradora que já até virou guia turístico, rsrsrsrs... Amei a reportagem sobre a cidade, sou muito curiosa, passo a conhecer a cidade através dos olhos das amigas, sou fascinada pela história da cidade.

Beijos e tenha uma excelente estadia

Sonia Cirino disse...

Ohhh! Adorei conhecer um pouquinho de Piranhas através de seu olhar.
Muito simpática a cidade!

Lindas fotos, sou fascinada pelo Velho Chico!!

bjks e boa sorte ilustre nova moradora

Janyelle Mayara disse...

Vc é blogueira de AL? Que delícia! Eu moro em União dos Palmares/AL, até abril, qdo depois do casamento, me mudarei para Maceió. Amo scrapper (digital). ^^

ANNA TORCHIA disse...

Querida....parece ser linda a cidade.....adoro Alagoas (Maceió e Maragogi).....estou adorando Piranhas....conte-nos mais depois.
Bjssssssssssssss

Bruxinha Chic disse...

Que lindo lugar! Amei o post, os coment'arios! Parabens por td!
Bom fim de semana
sucesso sempre


Bruxinha Chic
http://bruxinhachic.blogspot.com

Elisabeth Sarkis disse...

Nossaaaaa, achei este lugar lindo, que bacana, nunca tinha ouvido falar nesta cidade, ameiii!!!Bjs querida

Irineia Kirach disse...

Oi Marcela...Que lugar lindo...e logo você se acostuma com a tranquilidade da cidade pequena. Vai ver que é mais tranquilo morar. Tbm moro numa cidade menor que a sua rsrs tem 13 mil habitantes. Quase que vivi a vida toda aqui.
Qdo vou para grandes centros tenho medo.rsrs. Obrigada por nos mostras Piranhas.
Dica alternativa para substituir a carimbeira não sei se é certo mas 1)usei tinta acrílica preta; 2)coloquei um pouco num pratinho de isopor, (daqueles que vem com carne do supermercado).
3) Passei um pincel molhado na água para esparramar a tinta;
4) coloquei o carimbo como se fosse a carimbeira e carimbei, esperei secar e depois pintei.
Ficou bom.

Anônimo disse...

Boa tarde Marcela, gostaria de saber se em Piranhas-Al há escolas boas particulares.Porque minha família e eu estamos pretendendo morar aí.Fico aguardando uma resposta.

Related Posts with Thumbnails