sexta-feira, 16 de março de 2012

Um pouco sobre Piranhas - AL: Patrimônio Histórico Nacional # 2


Boa noite, minhas queridas!!!
Espero que o final de semana de vocês seja cheio de alegrias e descanso! Quero agradecer às visitinhas e comentários tão queridos! Vez por outra consigo retribuir, mas minha internet não tem ajudado muito...

Esse é o segundo post falando sobre Piranhas - AL. Para quem não viu ou quer relembrar, o primeiro está aqui. Trarei os posts à medida em que eu for recolhendo material fotográfico nos passeios que eu realizar. Ok?
Sim! Tem muita coisa para se ver pelas redondezas: Trilhas ecológicas, passeio aos Canions do Velho Chico, Passeio à Hidrelétrica do Xingó (que pertence ao Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso), Trilha do Cangaço... Até agora eu só fiz algumas investidas pessoais, sem grupos.

Bom, mas vamos às fotos! Hoje eu vou mostrar um pouco do Centro Histórico (Piranhas de Baixo). E já que este é um blog de artesanato, vamos começar falando de artesanato! Rsrs!

Aqui é a fachada do Centro de Artesanato, Artes e Cultura de Piranhas. Ele funciona numa das instalações da antiga estação ferroviária, que comunicava os estados de Alagoas e Pernambuco.

Painel explicativo

Texto explicativo

Aqui fica a parte do centro onde são vendidos os trabalhos de artesãos piranhenses. São camisas, artesanato em palha, madeira, couro de tilápia, tecido, linha, reaproveitamento de materiais...

Além desses itens, também encontramos artesanato em palha, lindíssimos bordados, doces típicos, arte indígena e quilombola; cada um representando uma região sertaneja diferente.

O município conta ainda com uma cooperativa de artesãos de couro de tilápia (localizada em Piranhas de Cima) e com um espaço de exposições e venda desses produtos (em Piranhas de Baixo). Os produtos produzidos são carteiras, biojóias, papelaria personalizada, acessórios de moda... O espaço de venda também pertence à antiga estação ferroviária, assim como a Casa do Patrimônio (administrado pelo IPHAN).

Centro de venda da Arte em Tilápia

Casa do Patrimônio

A Casa do Patrimônio tem uma pequena exposição que conta um pouco da história da cidade de Piranhas, desde seu surgimento.

Exposição sobre a história de Piranhas

Por hoje chega, não é, gente? O post já se estendeu demais! Rsrs! No próximo eu mostro o restinho das redondezas da estação de trem e falo um pouco sobre a “volta do trem para Piranhas”!

E aí? Gostaram? Então fala aí!!! Rsrs!

Telefone cenográfico em forma de tilápia na pracinha atrás do Centro Cultural

Beijinhos e fiquem com Deus!

7 comentários:

RO MONTEIRO disse...

Olá Marcela!
Uau que bacana é sua cidade, pelo visto tem muita arte por aí.
O que achei interessante é que vi que a tilápia é o mascote da cidade, mas ela se chama Piranhas. rsrsrs (brincadeirinha)
Bárbaro este peixefone!!!
Bjs.

Edilza Teixeira Scrap e Artes disse...

Oi Marcela!!!

É muito bom conhecer cidades pessoalmente, mas tenho certeza que através dos seus olhos você se tornou uma mega guia turística, nos mostrando o que Piranhas de melhor.

Beijos

ANNA TORCHIA disse...

A sua nova cidade parece ser um centro maravilhoso de artesanato.....estarei sempre acompanhando as novidades....adorei o orelhão.....qdo morei em Cuiabá....tinha orelhão do Tuiuiú....rsrsrs
Bjssssssssssss

Unknown disse...

Olá Marcela!
Nossa adoro fazer esse tipo de passeio, nós artistas ficamos com o olho clinico e acabamos mais curiosas para vez estas maravilhas do passado.
Lindo o orelhão.
Obrigada por nos mostrar a nossa cultura.
Beijinhos.

Fabrise disse...

Ai que delícia, adoro conhecer lugares novos!
Obrigada pelo carinho no blog.
beijos e ótima semana!

Aline Fonseca disse...

OI, Mar!
Obrigada pela visitinha! HehehehehEntão caiu no post certo! Saudades.../
Adorei "viajar" um pouquinho aqui no seu bloguete! Que lugar gostosinho!
Beijossssssssssssss

Luciana Soriano disse...

Oi Marcela! Estava pesquisando sobre Piranhas e encontrei o seu blog.... gostei tanto que já estou te seguindo! Acabei de chegar aí de Piranhas e simplesmente me apaixonei pela cidade e pela região! Aliás, não apenas eu, mas o marido também! Fizemos lindos passeios, fotografamos Piranhas de todos os ângulos possíveis e pretendemos voltar no ano que vem para passarmos muito mais tempo!!! O São Francisco, o casario histórico, a rota do cangaço, os bordados de Entremontes... tudo isso ficou no meu coração. Tb sou apaixonada por artesanato, faço bonecas e tenho interesse em tudo que se faz com as mãos e o coração. Parabéns pela postagem e por viver num lugar tão lindo! beijos

Related Posts with Thumbnails